Secretaria de Agricultura participa da Assembléia Geral Ordinária de 2024 da COOPERMARCOS, que elege novos diretores.

Por Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) participou e sediou no dia 09 de Março de 2024, a Assembleia Geral Ordinária de 2024 da Cooperativa Agropecuária da Agricultura Familiar de São Jose dos Quatro Marcos – COOPERMARCOS.

A assembleiateve por principal objetivo a aprovação da prestação de contas dos anos 2022 e 2023, e eleger os novos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, além de eleger a nova Diretoria Executiva para um mandato de 02 (dois) anos.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, que coordenou a Assembléia, “A COOPERMARCOS é fundamental para promover o desenvolvimento e fortalecimento da Agricultura Familiar do município, e seu objetivo é desenvolver projetos de produção e organização da comercialização de produtos agropecuários in natura e processados e para realizar a compra de insumos agrícolas, visando o aumento da produtividade e do aumento da renda de produtores dos cooperados. Meira, que também é cooperado, foi mentor e um dos fundados da cooperativa.

O evento foi convocado através de edital de convocação assinado por 14 cooperados. Foram convocados 57 cooperados, em condições de votar para se reunirem presencialmente. A Assembléia foi iniciada as 14:00 (quinzes horas), em 3ª (terceira) e última convocação com a presença de no mínimo 10 (dez) cooperados com direito a voto.

Após a aprovação unanime da prestação de contas dos anos de 2022 a 2023, os cooperados aprovaram o Plano de atividades para 2024, com as seguintes metas: 1- Instalação da sede administrativa da cooperativa; 2. Regularização do quadro societário em 60 dias; 3. Retomada do pagamento das cotas partes do quadro societário; 4. Apresentar projeto de doação da área da CASEMAT para a EMPAER/MT; 5. Elaboração de termo de cessão de veículo utilitário Pick-Up com a Central de Associações de Pequenos Produtores Rurais; 6. Elaboração de termo de cessão de veículo utilitário de Máquinas e Implementos Agrícolas com a Prefeitura Municipal de São José dois Quatro Marcos, sendo 01 (um) Trator, 01 (uma) Grade Aradora, 01 (uma) Grade Niveladora, 01 (uma) Ensiladeira, 01 (uma) Plantadeira de Plantio Direto e 01 (um) Pulverizador Canhão e 01 (um) Terraceador; 7. Aquisição de 01 subsolador através de recursos próprios ou de emendas parlamentares; 8. Contração de profissionais administrativo (compra e venda), e coordenador e operador de máquinas e implementos agrícolas; 9. Regularização da Cadastro Nacional da Agricultura Familiar Jurídico (CAF); 10. Regularização da Inscrição Estadual da cooperativa; 11. Realizar compras de insumos agrícolas dos cooperados para a SAFRA 2024/2025; 12. Formalização de parcerias com Prefeitura Municipal e SEFAICO, SEAF/MT, SECITECI, EMPAER, CIDESAT, SEBRAE, SENAR, IFMT e UNEMAT, e 13. Elaboração projetos de vendas institucionais pelos programas PAA e PNAE.

Na eleição dos membros do Conselho de Administração, foram eleitos 09 cooperados, e para o Conselho Fiscal mais 06 sócios, sendo 03 titulares e 03 suplentes. Foram eleitos para o cargo da Diretoria Executiva, para o cargo de Presidente Lucivaldo Jardim dos Santos e Diretor Financeiro, Alder Santos Rodrigues Gomes.